Esse fim de ano tive uma boa surpresa. Fui convidada para um evento da Bernina Brasil, na sede do Grupo NS, que é a importadora das máquinas Bernina entre outros produtos.  Tudo bem organizado, com direito a brindes: sacola com máscara, caneta, bloquinho, agenda...e mais importante que isso : cheio de aprendizados...

  Fiz um quadradinho com um detalhe de um dos projetos que Sabine e Sarah trouxeram da Suiça para nos inspirar...

  Mas estou cheia de pequenos bordados, blocos soltos...nem vou falar a quantidade de UFOs....então não queria deixar aquele bloquinho parado!

  Não sei vocês, mas nos últimos dois anos tenho me sentido um pouco perdida...demoro mil horas para escolher o que vou fazer e no fim do dia não fiz nada...então resolvi fazer diferente: Fazer o primeiro projeto que me aparecesse pela frente. Com a primeira combinação de tecidos que gostasse. Sem ficar pensando muito. De algo que queria lógico, claro, porque estou com o miolo mole mas também não é assim...

  Meus  cabos e fones estão em uma sacolinha super bacana mas eles se misturam. Então a necessidade era de algum projeto super simples mas que ajudasse a me organizar nisso.

  Pinterest lá fui eu! É impressionante a quantidade de coisas que se acha lá... tive uma aluna que colocava um despertador para não ficar mais de uma hora nele...super certa ela...

  Então achei um projeto organizador de cabos simples, cuja  a base era um quadrado (que eu já tinha pronto!). Aí foi só escolhei um tecido para o forro, as linhas que eu já tinha usado na costura decorativa, calcadores, desmanchado de costura, ligar a máquina e num piscar de olhos estava pronto!!!

  Mostrei para minha filha. Agora já tenho encomenda de mais um...



  Modo de fazer: Eu gosto de separar todo o material antes. Coloco tudo em uma cestinha. Na verdade faço isso pois costumo ter uns 4 ou 5 projetos sendo feitos ao mesmo tempo e para não dar mais nó coloco cada um em uma cesta.


 Nesse projeto usei: linhas Madeira (Burlamina e Matt), agulha dupla com 3 mm de bitola, calcadores números #39, #97 e de casa de botão, tecidos de algodão e entretela de tecido para estabilizar o tecido. 

                                                                            Passo 1 

 Risquei o tecido usando canetinha que apaga com ferro fazendo quadradinhos na diagonal. Pode usar a guia que tem nos calcadores? Claro!! mas eu não lembrei dele...como disse , meu miolo está mole... Nessa marca central usei a Burlamina que é uma linha de lã e algodão que gosto muito para pespontar. Depois usando agulha dupla fiz as costuras na laterais, usando a Matt. Nesse ponto usei o calcador #39. Ele tem uma marca central que é ótima para seguir!
  

Passo 2:
  Aqui dá pra ver que usei uma entretela para estabilizar o tecido e ele não engruvinhar quando fiz os pontos.


  Usando o calcador de 1/4 de polegada costurei a volta toda deixando uma abertura para desvirar. Dica: eu costumo costurar a abertura com um ponto bem comprido. Tem que desmanchar depois mas  o tecido fica marcado e , pra mim, ele vira melhor e quando vou fazer o fechamento, à mão ou à máquina eu acho que fica mais bem-acabado.  

                                           
 Passo 3    
Fiz um pesponto na volta toda e com isso fechei a abertura.

Passo 4   

  Hora da Casa de botão: Dobre o quadradinho no meio e marque aonde começam as duas casas. É por aí que o fio vai ficar preso.Eu fiz com 1,7 mm de comprimento. Medi o plugue do cabo pra ter uma folga para ele entrar sem drama.... usei o calcador de botão e o programa de casa de botão automático pois como fiz duas casas elas ficam iguaizinhas! E eu só tenho que medir uma vez!


 E aí é só abrir as benditas, tomando cuidado para não rasgar! Eu vou de uma ponta até o meio, viro o trabalho e faço a outra metade.

Passo 5



Colocar um botão de pressão.
  E Pronto! Simples, rápido e super fofo!



Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Mais sobre o clube

Clube Bernina

Começar de Novo!